Plano Municipal de Assistência Farmacêutica 2022-2025


  • Tipo: Saúde



  • Descrição:

    O Plano de Assistência Farmacêutica do Município de Pirapó 2022/2025 foi iniciado através da gestão da SMS de acordo com as solicitações da DIAF -Diretoria de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde. Na elaboração do Plano da Assistência Farmacêutica do Município de Pirapó executou-se um diagnóstico geral, incluindo alguns dados da situação demográfica e epidemiológica que possam exercer influência sobre o uso de medicamentos.

     

                      Para o trabalho de análise da situação foi utilizada a metodologia de identificação de problemas, a partir da análise do Ciclo da Assistência Farmacêutica e de suas etapas como parâmetro (ou situação-objetivo) e do conceito de Assistência Farmacêutica que se deseja adotar. A partir dos problemas identificados foi feita uma seleção de prioridades e estabelecidas estratégias de enfrentamentos para cada uma delas. Diante destas definições, além do detalhamento de objetivos e metas, foi possível também ajustar as prioridades da gestão quanto a Assistência Farmacêutica.

     

                      O Plano de Assistência Farmacêutica no ano de 2021 passou por revisão e atualização. Diversos dados vindos da atenção básica, saúde bucal, assistência farmacêutica precisaram ser atualizados. Também tivemos a adesão de alguns programas, como:

     

    • Qualifar-SUS (Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde), instituído pela Portaria nº 1214/GM/MS, de 13 de junho de 2012, cuja materialidade está atualmente disposta na Portaria de Consolidação nº 5/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, tem por finalidade contribuir para o processo de aprimoramento, implementação e integração sistêmica das atividades da Assistência Farmacêutica nas ações e serviços de saúde, visando uma atenção contínua, integral, segura, responsável e humanizada.
    • Programa de Financiamento Farmácia Cuidar+, instituído pela Portaria SES nº649/2021, é um programa de transferência de recursos destinado aos municípios do estado do Rio Grande do Sul para implementação em 2021, com objetivos de ampliar, qualificar e promover os serviços farmacêuticos nas Farmácias de Medicamentos Especiais (FME) nos municípios gaúchos.

     



  • Anexos